Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de maio de 2014

REUNIÃO COM A COMPANHIA INDEPENDENTE DE CIANORTE E SECRETARIA DE SAÚDE COM AS LIDERANÇAS DE BAIRROS.

Pontualmente às 19:00 de ontem, lideranças de bairros reuniram-se com o Comando Independente da Polícia Militar de Cianorte, e também a direção da Secretaria de Saúde.

Simpáticos, O Major e o Capitão pediram que os líderes dos bairros fizessem-lhes perguntas. Tomando a frente, um representante da localidade dos seis conjutos perguntou sobre a possibilidade de uma guarnição para o seis conjuntos, dado a demanda do local. Porém, o comando afirmou ser impossível no momento a priorização pelo fato de o efetivo ainda ser menor do que quando assumiram a poucas semanas atrás. Mesmo assim, com um efetivo ainda menor, eles conseguiram a incrível marca de 4 ocorrências de assalto com ameaça de morte por mês. A marca anterior era de 35.

Eles disseram que a receita é bem simples. Utilizam o que tem, com inteligência e tecnologia, mapeia as áreas e distribui a tropa. Isso graças a automonia que esses profissionais tem para definir estratégias e destinar os recursos da corporação. Aplaudidos no final, eles ainda tomaram um café e tiraram algumas dúvidas.

Depois foi a vez do Senhor Secretário da Saúde. Também se dispôs às perguntas. Nenhum problema sério foi levantado. Mas ouvimos que tem bastante obras aprovadas, sendo contruídas, algumas prontas, mas que deve ir com calma, porque a contratação de efetivos e a equipagem são muito trabalhosas, além do mais, Cianorte está com dificuldade em contratar.

Sobre a carência de recursos, disse que a falta de remédios em alguns pontos, está associada a um atraso de 7 meses causados pelo governo do Estado.

Foi relevante também o fato de algumas pessoas das áreas rurais terem apenas uma consulta por UBS(postinho) e ficam sem atendimentos quando vão em família. Isso mostrou uma necessidade de buscar uma solução junto com a comunidade de cada localidade.

Outro ponto, o Hospital Municipal não vai mais sair. UPA é o que vai ser. Unidade de Pronto Atendimento. Próximo ao Centro Social Urbano.

A falta da lona do toldo do Postinho do Universidade também foi relatada direta ao Secretário, que se propôs.

Sobre os agendamentos de especialidades, o Secretário chamou à atenção para um fato muito sério: a furação de fila. Concluímos, sobre esse assunto, que isso ocorre por causa da fraqueza humana e a falta de profissionalismo e honra com a comunidade, pois de nada vale migrar o sistema para agendamendo em cada Postinho, se as práticas corruptas continuarem acontecendo. Lembrou de pessoas que nem haviam conseguido agendar depois de um ano, porque passaram muita gente na frente.

Depois o Presidente do Beatriz Guimarães chamou a antenção dos pacatos cidadãos que esperam ficar doentes para depois lotar o postinho. Falou que a falta de prevenção é fundamental e destacou o projeto em que dois grupos de mulheres se reúnem para dançar e alongar. Algo parecido acontece no Jardim Universidade. Bairro onde atuo como Presidente.

Finalizando, fiquei feliz com a reunião e destaco o Lino e sua equipe, o cara que fez nosso encontro acontecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário